12 maio 2006

cidade turística?

qual ser humano que se preze não gostaria de viver em uma cidade com banquinhos na orla para tomar chimarrão, namorar ou conversar? uma cidade com um mercado público limpo, com boa gastronomia e ainda com vista para a mesma orla? uma orla de desembarque de pescado florida, qual cidade não gostaria de ter isto? qual cidade não brigaria na justiça para transformar o desembarque de pescado em patrimônio cultural e fazer disto um grande atrativo visual, e quem sabe até fazer com que o público interaja com o momento?



eu moro em um cidade que tem uma orla linda, florida, um mercado público limpo, com boa gastronomia. mas vejo que quem mora aqui olha atravessado para os pescadores, como se eles fossem de outro mundo. pode isto? um povo negar sua própria origem?




o que me inspirou a escrever estas curtas questões (que seriam inquestionáveis a qualquer comunidade avançada intelectualmente) foi o fato de chegar hoje às 18h20 no mercado público municipal, para apreciar um gostoso pastel de camarão, produto de qualidade pouco encontrado em outras cidades, mas que aqui tem de sobra, e o que encontro? um espaço fechado. a quem serve o mercado público? aos pescadores? ótimo, está cumprindo sua função. com certeza após as 18h30, nenhum pescador estaria acordado ou em terra para ir ao mercado público comer um pastel. mas o que me indignou foi a inutilidade pública do espaço "mercado público de rio grande". custaria aos nossos governantes incentivarem os quiosques a ficarem abertos nem que seja até as 21hs, para nós, que trabalhamos no comércio, estudamos, enfim, que vivemos na cidade também pudermos desfrutar deste belo espaço, que, para usar um termo pré-moderno (para ajustar-se a realidade riograndina) está caducando!



o que eu sei é que semana que vem teremos o quarto seminário turístico da cidade. eu olhei a programação e achei engraçadíssimo. enfim, não quero deixar minha impressão aqui, pois cada um deve ter a sua. uma pena eu estar fora da cidade durante o seminário, senão seria um ótimo programa de comédia. sim, eu sou otimista demais, então não espero ser mais um ano enganado pelo plano turístico, assim como fui enganado pela comissão do plano diretor.
Posted by Picasa

2 Comments:

At 12:39 AM, Blogger Débora L. Freitas said...

Bahhh Thiago, quer um conselho? Nem é de amiga porque não te conheço (de vista, obviamente)... Não perca tempo esperando, porque a minha dita criatividade só é compreendida por seres alienados...
Hehehehehe! Até +! Ah, e o dia que eu não estiver com sono, eu vou ler o que diz no teu blog!
Adios!

 
At 7:17 AM, Anonymous Anônimo said...

Pow, não pudesse comer teu pastel de camarão??!! Ainda bem que vc é um cara calmo, se fosse eu já tinha tocado fogo no mercado municipal que nem na prefeitura.. ops, acho que falei demais! HauHAuahUAha!! Brincadeira!!!
Acho que esse lance do mercado municipal é reflexo claro e objetivo da mentalidade desta cidade, que de alguma maneira se aproxima muito da mentalidade dos bancos. Comercialmente, esta cidade só funciona nos horários mais improváveis.
As lojas de conveniências só funcionam até certo horário em muitos postos (se não na maioria), as lojas - inclusive algumas padarias - fecham na hora do almoço, e terminam o expediente bem na hora que as pessoas estão saindo do trabalho. Como dizem algumas pessoas: "Parece que não gostam de ganhar dinheiro."
E tem gente que ainda defende esta mentalidade, baseando-se num bairrismo que só leva a acomodação... Sobre os problemas.

 

Postar um comentário

<< Home