28 maio 2006

domingo no maracanã











Escrever sobre futebol em época de Copa do Mundo: talvez nada mais clichê.
O pior é quando quem escreve sobre FUTEBOL sou EU!
De qualquer forma, é interessante observar, analisar como assistir 12, (ou seriam 11?), homens correndo atrás de uma bola mexem com a cabeça das pessoas.
Meu avô sempre dizia como dia de domingo no maracanã é sagrado. Eu não entendia muito bem, porque nessa época eu era muito menina, e, apesar de acompanhar futebol por causa dele, eu jamais entendia, óbvio. E aquele tal de impedimento??? Como é possível? Enfim, deixa isso pra quem entende.
Mas voltando ao assunto de maracanã. Eu passei 21 anos sem saber, imaginar, ver, presenciar um culto ao futebol num sagrado domingo de maracanã. E teria passado muito mais tempo se no dia a dia não estivesse convivendo com duas, eu disse DUAS (mulheres, no feminino, entende?) flamenguistas doentes, e um botafoguense solitário. Entendeu o trocadilho com a estrela? Que criativo.
Enfim, finalmente fui ao maracanã. Vivi um domingo sagrado protagonizado por um quase clássico do futebol carioca: Flamengo x Botafogo.
É muito bom estar/observar de fora nessas horas. É muito bom poder parar pra olhar cada criança com a camisa de um time no colo do pai. É muito bom poder testemunhar como o futebol, que pra mim não significa (significava) nada até o dia do jogo, mobiliza gerações que se aglomeram nos estádios a cada domingo.
O futebol movimenta a cidade, movimenta as pessoas.
Fiquei emocionada, confesso.
Tenho tido a oportunidade de ver muitas coisas com olhar de criança.
O ineditismo é sempre mais puro, mais bonito...
E foi lindo ver a ‘ola’ da torcida flamenguista; o canto com menos vozes, mas nem assim tímido da torcida botafoguense; engraçado ver o botafoguense solitário a meu lado xingando o juiz de todos os nomes. A melhor das revoltas foi a de um gaúcho esbravejando para um jogador botafoguense quando um flamenguista caía: “Pisa na cara dele, pisa na cara dele!”
Sensacional.
Quero voltar. Quero muito. Quero da próxima vez ficar na torcida do flamengo, time do vô.
É, eu fui levada por um botafoguense, então tive que ficar na torcida do botafogo. O vô deve ter se retorcido onde quer que ele estivesse. Pelo menos o flamengo venceu de 1x 0.

2 Comments:

At 3:56 PM, Blogger Cynthia Martins said...

sorry, eu não sei arrumar as fotos uma ao lado da outra =/

 
At 7:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Que beleza de se ler.
Um páis onde 90 por cento da população se diverte no final de semana e durante-a foge até de guerra civil.
Visto ainda que pelos olhos de uma criança que sabe ser egoísta na hora de realizar seus sonhos.
é lindo

 

Postar um comentário

<< Home